quinta-feira, 5 de março de 2015

Teoria Comportamental da Administração

Teoria Comportamental da Administração

Em 1947 Herbert A. Simon publicou o livro "Teoria Comportamental na administração: O Comportamento Administrativo”, nele estava composto um ataque aos princípios da teoria Clássica e a aceitação da teoria das Relações Humanas (com devidos reparos e correções), dando assim inicio a Teoria Comportamental da Administração.

São características da Teoria comportamental da Administração:


  1.      Ênfase nas pessoas;
  2.     A preocupação com o comportamento organizacional e os processos de trabalho;
  3.     O estudo do comportamento humano. 

Hierarquia das necessidades de Maslow




Maslow foi um dos maiores especialistas em motivação humana, nascido em 1908. Apresentou uma teoria de motivação na qual as necessidades humanas estão organizadas em hierarquias conforme imagem a seguir:

Necessidades fisiológicas. (Base da pirâmide):
Necessidades mais básicas mas de vital importância, como a necessidade de alimentação, roupas, moradia, repouso, etc. Quando todas as necessidades humanas estão insatisfeita, a maior motivação será suprir as necessidades fisiológicas.


Necessidades de segurança:  Segundo nível das necessidades humanas. Constituem-se em Segurança do corpo, do emprego, do recursos, da moralidade, da família, da saúde, da propriedade, etc. São necessidades de grande importância para o comportamento humano, já que todo colaborar tem sempre uma relação de dependência com a empresa, na qual decisões incoerentes podem provocar incerteza ou segurança quanto a permanência no emprego.

Necessidades sociais: Quando as necessidades mais baixas, fisiológicas e de segurança, encontram-se satisfeitas, surgem no comportamento as necessidades sociais. Dentre elas estão a aceitação das pessoas, troca de amizade, troca de afeto e amor. Quando estas não estão satisfeitas o indivíduo torna-se hostil em relação aos que o cercam.

Necessidades de estima:
Referente a maneira que o indivíduo se vê e se avalia. Envolvem: auto estima, confiança, respeito aos outros, respeito dos outros. A satisfação destas necessidades geram sentimentos de autoconfiança, prestígio, força e poder.


Necessidades de auto realização. (Topo da pirâmide): As mais elevadas das necessidades humanas. Relacionadas com a realização do próprio potencial e desenvolvimento. Trata-se do impulso da pessoa se tornar cada vez melhor, ser tudo o que se pode ser.

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